Museu Nacional Vive

Menu de navegação

ApresentaçãoCompromissosGovernançaRelatório 2023Relatório 2022Relatório 2020/2021Linha do TempoNotíciasCronogramaGalerias de ImagensVídeosResgate de acervosBoletim HarpiaPerguntas FrequentesSala de imprensaFale ConoscoExposiçõesCampanha RecompõeEventosEducativoDiálogosDoaçãoOuvidoriaCooperaçãoPatrocíniosInstitucionaisPTEN

Apresentação

O Projeto Museu Nacional Vive reúne instituições brasileiras e internacionais que estão empenhadas na reconstrução do Museu Nacional/UFRJ. 

Resultado de uma cooperação técnica firmada entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale, o Projeto aposta na mobilização social e na articulação de parcerias para devolver o Museu à sociedade.

Solenidade no dia 03/03/2020 marcou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. (Créditos: Diogo Vasconcellos/MN)

O Projeto conta com apoio financeiro do BNDES, patrocínio platina do Bradesco e da Vale; apoio do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Congresso Nacional, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. É orientado pelos princípios da transparência e da participação; e conta com a parceria de instituições como a Associação Amigos do Museu Nacional (SAMN).


Imagem aérea destaca as pontos de intervenção do Projeto Museu Nacional Vive: o Paço de São Cristóvão e os jardins históricos (ao centro); o terreno anexo à Quinta da Boa Vista, no qual está sendo construído o novo Campus de Pesquisa e Ensino (à esquerda); e a Biblioteca Central do Museu, localizada no Horto Botânico.

Confira os Compromissos do Projeto

Conheça nossa Estrutura de Governança


PROJETO MUSEU NACIONAL VIVE